segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Preparo das mamas e Amamentação

Eu, particularmente, sofri com rachaduras no peito, acredito ser uma coisa natural, porém é um processo é muito doloroso, era agonizante amamentar com os peitos doloridos e sangrando.

É necessário que se faça um preparo do seio antes do nascimento da criança, quanto mais tempo você preparar o seio, menos chances tem de sofrer com ruptura da mama.
Eu comecei a preparar o seio muito tarde, no 6º mês de gestação.

Vou deixar algumas dicas boas para as mamães de primeira viagem, e espero que não sofram como eu, eu chegava a chorar algumas vezes com dor e espero que vocês não passem por isso, a amamentação é uma coisa maravilhosa, e se pudermos nos cercar de cuidados para poder proporcionar ao bebê esse momento de amor, então vamos fazer isso!



Não achei esse vídeo muito didático, então vou ilustrar algumas coisas importantes que ela diz.

1º - O SABONETE RETIRA A OLEOSIDADE NATURAL DA PELE
Neste tópico ela diz para fazer massagens com uma bucha vegetal, de fato isso auxilia muito no fortalecimento da pele da mama, porém, como todos sabemos, a bucha vegetal serve para fazer esfoliação da pele, ela é áspera e grossa. Será muito doloroso se você iniciar o processo com uma bucha vegetal grande e dura.
Comece com uma buchinha vegetal para o rosto, faça movimentos suaves e circulares no sentido horario e anti horario, conforme a sensibilidade for diminuindo, você pode ir colocando mais vigor nas massagens.

2º - EXPOR AS MAMAS AO SOL
Isso também é imprescindível para a melhora da pele, se você não tem um espaço próprio para tomar sol nos seios, procure um cômodo que bata sol nos horários apropriados a exposição. Você pode tomar esse sol mesmo com o vidro da janela encostado. (Ninguém esta pedindo pra você fazer um top less no meio da rua, ok?)
As massagens são feitas no sentido da base do seio para o bico, primeiro nas laterais e depois nas partes de cima e de baixo juntos, é estimulante para a descida do leite.
No final do 6º mês eu já tinha colostro.

3º - O QUE É BICO DO SEIO INVERTIDO?


 É a forma anatômica do seio da mulher, quando o bico do peito é para dentro.
Quando a mulher apresenta esse formato de peito, ou o bico raso (reto com a auréola) é necessário muito preparo para que se forme um bico, e o bebê consiga fazer a pegada para mamar.
Existem massagens próprias para formar o bico do peito, a chamada manobra de Hoffman pode ajudar muito.





Durante a amamentação, quando eu já estava com o bico do peito partido, o médico me receitou uma pomada muito boa, Millar.
Ela é lanolina pura, hidrata o bico do peito, não deixa formar crostas nas rachaduras e sendo assim elas cicatrizam mais depressa, não é nociva a criança, é só lavar com água ou tirar com um pedaço de gase molhada.
Essa pomada pode ser usada antes do período de amamentação, para ajudar a preparar o seio.
A pomada, embora muito boa, não tem o preço mais barato do mercado, custa cerca de R$40,00.
Eu apostei nela por ser de um laboratório de confiança, não dá pra passar qualquer coisa no seio que você não sabe se vai sair, ou se ficar algum resíduo, que faça mal ao bebê.
Se você usar, eu recomendo também que use um protetor de seio descartável, porque a lanolina é um óleo e mancha a roupa.

Outra coisa importante que pouca gente sabe é que se deve lavar o seio (quando possível) após todas as mamadas da criança, a saliva do bebê pode ajudar a ressecar e partir o bico do seio.
Uma passada de água já o suficiente para evitar rupturas.


AMAMENTAÇÃO

Tive orientações maravilhosas na Santa Casa, a pediatra foi muito solícita e me ensinou as três posições da mamada.
Procurei por muitos vídeos, e achei o conteúdo deste vídeos da crescer muito parecido com as orientações que eu tive na Santa Casa.
Apesar da gente sempre ver mães amamentando, na hora H é bem diferente, e o que você acha que sabe pode não ser suficiente.




Meu filho começou com a posição tradicional, como ele era muito sonolento tentei amamentar na posição cavaleiro, mas machucava muito meu seio.
Nas fases que eu já estava com o seio ferido a posição invertida era boa, porque o ponto de sucção mais forte muda de lugar e doía menos.


MAMADEIRAS E CHUPETA
Caio nunca teve muito entusiasmo com mamadeira e chupeta, a chupeta ele pegou super pouco, quando bem pequeno, e a mamadeira ele pega raramente, usa na escola para as mamadas, e em casa pra fazer alguma graça de beber dois golinhos de água, ele usa mais o copinho.
É importante saber que hoje existem uma marca de mamadeira e de chupetas que tem o formato do bico do peito na hora da sucção, não deforma os dentes da criança nem o palato.
O Caio nas raras vezes que usa, usa esse.
O plástico da mamadeira é livre de substancias tóxicas e pode ser levada ao microondas.
Também não é barato, é de fabricação alemã, mas acredito ser mais em conta que o tratamento no ortodontista!! rsrs
Procure nas farmácias pelos produtos da NUK  (clique no link e conheça)

Espero que todas se conscientizem que a amamentação é uma porta para a boa saúde do seu filho, o peito diferente da mamadeira e da chupeta, não deforma a dentição e o palato, ele ajuda o desenvolvimento da face, além de ser alimentação é carinho.
O Caio está com um ano e oito meses hoje, e ainda mama no peito.
Amo amamentar, vou cumprir com os dois anos recomendado pelo pediatra sem crise.
Deixo aqui também o meu relato de que, em várias vezes que meu filho ficou doente, a salvação dele foi mamar no peito, porque ele recusou se alimentar de qualquer outra forma, até beber água.
Espero que aproveitem as dicas e amamentem com sucesso!!
Dúvidas???
É só postar nos comentários!!

Beijos com carinho!!

PS:Infelizmente a NUK e a MILLAR não me pagam nada para divulgar seus produtos, só o fiz como dica útil as mamães, para não ficar caçando produtos nas horas de necessidade.

2 comentários:

  1. Olhaaa que super legal esse post.... AMEIIII, você está virando uma super conselheira, com exemplos e tudoooo...SUPER....BJOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá se acostumando minha flor....
      Algumas coisas são instintivas, mas algumas,é bem melhor quando alguém que já passou por isso te avise antes de você descobrir sozinha!! rsrsrs

      Excluir