quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Indelicadezas sobre a maternidade

**No final da postagem há fotos que podem gerar desconforto para algumas pessoas, porém postei com caráter informativo. (explico durante o texto)
Se não gosta de olhar, feche quando aparecer o aviso de fotos, ok?



Sim, a maternidade tem algumas indelicadezas que é necessário saber.. e que nem sempre você terá um ombro amigo disposto a te contar, muitas vezes, nem mesmo o médico vai te dizer, a menos que você pergunte, e não é todo mundo que sai falando disso por ai por ser, no mínimo, embaraçoso de se levantar essas questões...
Mas vamos lá..
A primeira coisa, desculpem a minha ignorância, mas eu nunca soube ao certo o que acontecia com a placenta no parto normal, o bebê nasce, corta-se o cordão, é tudo lindo, e resto??

Bem, a primeira coisa a se conhecer é que a placenta é praticamente um órgão que se forma para conceber a criança, é cheia de veias próprias e artéria, e tem seu próprio modo de funcionamento, é um misto de rins com pulmão e coração, e apesar de estar dentro do corpo, ela é desconectada de todo o resto quando a nasce a criança.
Na cesariana a barriga já está aberta, a placenta é tirada e fecha-se o corte.
No parto natural, depois de cortado o cordão umbilical, a placenta também nasce!!
Sim, ela nasce! A mãe continua tendo contrações até que ela saia naturalmente.
E sim, eu não tinha o conhecimento disso até ficar grávida, não sei como acontece, mas esse tipo de informação não é levada a diante, nos filmes e nas novelas, por exemplo, só mostra o nascimento do bebê, que é uma coisa bem linda, mas a feiosa da placenta ninguém se interessa em mostrar! rsrs
Pois bem... era isso.
No final da postagem, vou colocar uma foto da bendita placenta, se você não gosta de olhar, pule essa parte... eu respeito!


2º - Quando você está esperando um bebê, no final da gravidez pode romper a bolsa a qualquer momento, o rompimento da bolsa não é simplesmente uma água que corre pelas pernas, existe uma parte da placenta que se chama tampão gestacional, e geralmente ele sai antes do rompimento da bolsa.
Ele é um indício que o parto está a caminho.
O tampão tem cara daquelas gelécas de brinquedo, de textura gelatinosa.
Ou se você não sabe que brinquedo é esse, estamos falando de secreções corporais, e tem cara de catarro. (É...)
É uma porção que corresponde a mais ou menos uma ou duas colheres de sopa. Ele nada mais é do que a parte que fica abaixo da cabeça do bebê, tampando mesmo, como sugere o nome, o canal antes do nascimento.

3º - Assunto polêmico, mas necessário!
Em alguns casos, que vou explicar quais, a maternidade não permite pêlos, se você não quiser ser depilada por uma (ou um) enfermeira(o), faça isso em casa! Deve ser feita por completo.
Claro que com a barriga do último mês de gravidez é muito difícil, então se você tiver alguém de confiança que te ajude, ótimo! Peça pra mãe, pro marido... enfim...
Agora porque polêmico?
Porque esse tipo de depilação coça e é um inferno, incomoda e pode dar alergias no nascimento dos pêlos.
Hoje em dia nos partos humanizados, que prezam pelo conforto e naturalidade isso está mais flexibilizado, não há regras de uso de pêlo ou não, então se permite o 'corte de cabelos' usual.. nada precisa ser mudado.
Sendo assim, vale se informar com seu médico se será necessário.
Porém, já posso adiantar de antemão, se você optante de cesariana, será necessário!

4º - Após a maternidade até que os órgãos e víceras retomem seus devidos lugares, é normal sofrer de incontinência urinária. Não se espante se acontecer com você! Sua bexiga está mais baixa que o normal, mas ela vai voltar pro lugar!!
Se os escapes se prolongarem demais (mais de 3 meses) consulte seu médico a respeito.

5º - Tão logo a criança nasce, ela está cheia de hormônios por causa do parto, que ela vai perder aos poucos, passado o inchaço característico do nascimento, os genitais da criança vão parecer grandes para o tamanho dela, não se espante, é devido a esses hormônios e logo vão ser mais harmoniosos com o tamanho do bebê.

6º - Existem alguns mitos sobre o leite materno, o que faz descer leite e tal.
Quer ter leite? Coma e beba água em abundância.
Dê preferência a alimentos de milho (polenta, cuscuz e a quirera de milho - sim, de passarinho - que eu vou dar a receita depois)
Mandioca, toda espécia de sopas, canjica, arroz doce.
Só não recomendo chocolate,  porque a gordura dele pode dar cólica na criança e inflamar seus pontos se você tiver.
NADA de água inglesa, isso além de mito é um medicamento (tipo aquelas garrafadas de vó) entupida de ervas que você nem sabe o que pode causar durante a amamentação, e muito menos se vai fazer mal ao bebê.
A indicação farmacológica disso é tônico para abrir o apetite, nada tem a ver com leite.
NADA de cerveja preta, o álcool vai para o leite SIM!
E o que recomenda o Ministério da Saúde (apesar de eu achar ridículo) é que a cada dose de bebida alcoólica, se aguarde 1h para amamentar o bebê. (Se você amamenta livre demanda, ou seja, a hora que o bebê quer, isso soa um tanto inútil)
E se você ainda estiver convencida a beber amamentando, saiba que uma das consequências são: falta de ganho de peso do bebê, cólicas, dores no corpo (o bebê fica de ressaca pelo leite, sério isso)
Então, PRA QUE?

7º - Se não sabe andar sem saltos, aprenda!
O desequilíbrio é uma companhia constante na vida de uma grávida.

8º - Grávidas sofrem de prisão de ventre e de hemorróidas. Não é regra, mas 90% têm.

9º - Se prepare para o parto, se informe, leia, assista documentários, peça ajuda.

10º - Claro que quem dá conselhos não quer ser prejudicial, mas a vinda de bebês ao mundo não acontece desde hoje (!!!) e a quantidade de crenças e mitos e simpatias e etc é muito, mas muito gigante!
Claro que você não precisa ser indelicada, mas PENSE antes de fazer qualquer coisa que te sugiram.

E pelo amor de Jesus
-você saber ou não se uma visita está menstruada não vai secar teu leite.
-você não vai precisar tomar sopa do mesmo prato que ninguém pra descer o leite
-se você teve menino, seu repouso não necessita de um dia a mais porque menino é mais forte
-pra sair do período de repouso você não precisa tomar uma dose de cachaça pra não ter febre
-o umbigo do bebê não ficar pra dentro após cicatrizado só se você enfaixar e colocar uma moeda em cima
-você pode torcer as roupas do bebê que ele não vai ter cólica
-criança quando aprende a andar e ficar em pé, gosta de ficar de bunda pra cima e isso não significa que ele 'está chamando um irmãozinho', afinal de contas, todos sabem bem O QUE chama um irmãozinho.

Dúvidas??? Pergunte!! Vou ajudar no que eu puder.
Fui postando conforme me lembrei...


FOTOS (pule se não quiser ver)

*As fotos foram tiradas da internet para ilustrar a postagem, portanto não tenho o conhecimento da autoria para colocar aqui.


















 
 Placenta




Tampão gestacional
(não consegui foto melhor, desculpem!)

2 comentários:

  1. Nossaaaa Ma...to adorando saber de tudo isso que realmente ninguém conta!!! Só ñ sei se ainda to preparada...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que você faça planos, até depois de gravida vai ter dúvidas se está ou não preparada.. mas é uma delícia! Devagarinho mãe e filho vão se conhecendo, e tudo fica fácil!

      Excluir